1. Atente-se ao tamanho do ambiente
-Um dos primeiros pontos para realizar uma iluminação adequada é se atentar ao tamanho do ambiente. É essa característica que demandará um maior uso de pontos de luz, maior necessidade de iluminação indireta ou não, entre outros.

-Por exemplo, em espaços menores, você pode investir em múltiplos pontos de iluminação embutida, que ajudarão a aumentar a sensação de amplitude do cômodo. Normalmente são utilizadas em tetos com rebaixamento de gesso e lâmpadas de LED.

-Já em cômodos maiores, há a necessidade de trabalhar bem diferentes pontos de luz direta e indireta, de forma a evitar pontos de sombra dura que possam causar desconforto.

2. Distribua as fontes de luz adequadamente
-Tente fugir do modelo padrão de uma fonte de luz central no meio do cômodo. Essa não é a melhor forma de iluminar o ambiente, principalmente em lugares com menor espaço. Isso porque, como falamos, múltiplas fontes de luzes podem aumentar a sensação de amplitude do espaço, bem como ressaltar detalhes do local, como ângulos do cômodo.

-Além disso, é uma boa opção para quem deseja dar um ar moderno para o ambiente.

-Quer saber mais sobre iluminação de ambientes? Preparamos esse guia completo e gratuito para você. Baixe aqui!

3. Invista em luzes ajustáveis
-Outra dica incrível de iluminação é investir em luzes ajustáveis e automação. Assim, poderá ajustar a luz do ambiente de acordo com o horário e a função que exercerá nele.

-Por exemplo, você pode aumentar a claridade no quarto enquanto estiver trabalhando ou assistindo televisão. Quando estiver próximo do horário de dormir, poderá diminuir a claridade aos poucos, preparando-se para o descanso.

-O mesmo pode ocorrer na sala de jantar: para conseguir uma atmosfera mais romântica, pode-se usar meia-luz. Já na presença de crianças e idosos, iluminação total.

-Assim, além do conforto e da possibilidade de melhor ambientação, poderá contar com a economia na conta de luz, já que os gastos serão menores.

4. Explore a luz indireta na iluminação de ambientes
-Principalmente no hall de entrada, essa pode ser uma dica valiosa para dar um ar confortável e receptivo. Uma forma de fazer isso é por meio do uso de trilhos de spots e refletores que serão apontados para um ponto que se deseja destacar no ambiente, tais como:
*quadros;
*espelhos;
*móveis aparadores;
*objetos de decoração de luxo;
*plantas;
*esculturas, entre outros.

5. Busque o auxílio de profissionais
-Caso ainda tenha dúvidas, busque auxílio de profissionais especializados da área de construção. Eles saberão indicar soluções incríveis para as peculiaridades do seu imóvel, de forma a explorar as potencialidades de cada cômodo.

Além disso, saberão utilizar técnicas de iluminação de ambientes que poderão alongar espaços, trazer mais conforto e sofisticação para seu lar, de forma a compor a ambientação perfeita que deseja para sua residência.

Marcas

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp